
Clínicas de recuperação para Menor
O mercado das drogas é algo surreal no mundo atual, ele movimenta bilhões em todo o globo, algo em torno de 900 bilhões de dólares segundo uma pesquisa da Unifesp, e isso significa que cada vez mais pessoas consomem narcóticos ilícitos, ademais, mais jovens entram na jogada e concomitantemente a explosão de clínicas de recuperação para menor também.
As drogas sempre estiveram presentes na humanidade, elas existiam desde a grécia, egito, sociedade inca, mesopotâmica, e em especial na china dos imperadores. O problema sempre foi a questão da dosagem, os próprios gregos sempre tiveram essa noção.
Porém ao longo do processo de evolução da sociedade, e com a industrialização, evolução da ciência e da indústria farmacêutica, novas misturas vieram à tona e isso fez com que novas experiências químicas surgissem. As pessoas destinaram as drogas sintéticas para novas categorias de produtos de mercado sem ao menos saber as consequências disso. Porém, hoje estamos colhendo os frutos de todo esse processo.
Mas apesar das drogas darem barato e se disseminarem rapidamente, elas trazem essa consequência, a dependência química. Algo que, em suma, é devastador. Com cada vez mais pessoas se tornando dependentes, mais o mercado das drogas se movimentas e isso sustenta o tráfico, violência e outros problemas, como a escravidão proveniente do tráfico.
Além do mais, caso não sejam realizadas políticas de combate às drogas, mais pessoas ingressam nesse mundo obscuro, e consequentemente, muitas se afundam nesse processo crônico de dependência química.
O maior embate atual, é que muitas dessas pessoas que estão iniciando o consumo, são uma população que merece uma atenção especial e que não deveria sequer experimentar uma substância psicoativa, os jovens.
“Os jovens de hoje, são o futuro do amanhã” – Premissa básica para toda a economia de um país. Noruega, EUA, Dinamarca, Reino Unido e outros países desenvolvidos e em ascensão focam em educação de base pré estabelecida e com princípios. Em contrapartida, nós brasileiros estamos mais uma vez patinando com políticas públicas para criar meios para fazer com que a educação de base tenha o mínimo necessário de investimento para proporcionar educação e recursos de qualidade. Conjuntamente, a corrupção enraizada no país, não permite essa situação.
Cortar o mal pela raiz na puberdade é essencial, por isso cuide do menor
Se as drogas estão atingindo e se popularizando na adolescência, exatamente onde há uma maturação cerebral, cortar o mal pela raiz na puberdade é essencial, por isso cuide do menor. Entender que é necessário intervir e tomar providências drásticas, é uma forma interessante de cuidar e demonstrar amor. Evitando que o procedimento de dependência química ou até mesmo alcoolismo, evolua e tome proporções maiores.
Para quem não sabe as clínicas de recuperação para menores, são centros terapêuticos que ajudam menores de idade a se recuperarem de substâncias psicoativas, isso não é um processo vergonhoso, é um enfrentamento.
A adolescência é um processo que dura em torno dos 10 aos 19 anos, ou seja, tem 9 anos de duração. Segundo o Marco Legal – Saúde, um direito dos adolescentes – adolescência é uma fase da vida extremamente importante, é justamente nela onde o cérebro está complementando a sua formação e conjuntamente, o indivíduo passa a explorar sua sexualidade e novas sensações.
Por isso, colocar substâncias psicoativas como a maconha, cocaína, crack e álcool ao ponto de atrapalhar o desenvolvimento do cérebro é algo que pode prejudicá-lo de maneira permanente.
Sendo assim, pais devem estar atentos aos filhos e avaliá-los sempre que possível neste período justamente para estar atentos às condutas comportamentais dos mesmos. Poder entender se há processo de abuso de narcóticos, assim, é imprescindível intervir. Em casos onde há uma conduta alterada de forma prejudicial ao indivíduo, é necessário se recorrer ao processo de internação em clínicas de recuperação para menor.
Recuperação do menor nas unidades terapêuticas
Se cortar o mal pela raiz na puberdade é essencial, por isso cuide do menor em caso de identificação de conduta comportamental diferenciada, é um fato entender como funciona a recuperação do menor nas unidades terapêuticas. Deste modo, isso deixa de ser um paradigma, e muitas pessoas que não tomam a atitude necessária, podem fazê-la a contento com o conhecimento adequado.
-
Como forma de salientar a necessidade de cuidado à menores, um documentário exibido na Netflix chamado Juízo, retrata a realidade de menores infratores pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e outros delitos menores. Onde são encaminhados para o CRIAM – um centro de recuperação para menores infratores. Assim, a triste realidade é retratada, onde muitos não se recuperam, são mortos e ainda por cima tem péssima qualidade e expectativa de vida.
Por isso, intervir enquanto o menor ainda é usuário sem deixar a doença progredir ao ponto do indivíduo cometer delitos é a melhor forma de começar a realizar o tratamento. Justamente para que se estanque o processo natural de evolução da adicção. A dependência química é evolutiva, incurável e fatal. Um grande exemplo disso é a cracolândia em São Paulo e também a população carcerária brasileira*.
Porém a recuperação do menor nas unidades terapêuticas é realizada de maneira enfática, com um conjunto de profissionais que apoiam a reestruturação física e mental do mesmo, além de realizar um conjunto de atividades que motivam a engrenagem do tratamento.
Mão Amiga Recuperação e menores
Assim como as clínicas de recuperação para menor surgiram, e as medidas de abordagem terapêutica também, deste modo, a Mão Amiga Recuperação e menores de idade começaram a estabelecer vínculos mútuos no tratamento da dependência química e alcoolismo para esses pacientes que necessitam de um olhar especial.
Com uma equipe multidisciplinar e com um conjunto de técnicas que viabilizam o processo, nossa organização está com cada vez mais aptidão para o tratamento de menores de idade. Afinal, nós acreditamos no processo de reestruturação e ressocialização do menor no ambiente livre das drogas. Para que tenha foco no que realmente importa.
Deste modo, assim como o bordão “Os jovens são o futuro da humanidade” livrá-los do que os acorrenta e os puxa para o fundo do poço, é uma forma de cuidar e transformar e cuidar da sociedade em geral. Por fim, entre em contato conosco, e torne a vida do seu filho ainda melhor.